PDCA passo a passo

| 30 de junho de 2012 | Comentários (0)

PDCA passo a passo

As diretrizes e os principais objetivos a serem alcançados pela organização devem ser definidos ou pelo menos validados pela cúpula da estrutura, pelo CEO (Chief Executive Officer) numa multinacional ou pelo patrão no caso de uma pequena empresa.

É comum nas empresas de ponta, sejam elas grandes ou pequenas, os líderes da organização também se reunirem com o nível gerencial ou administrativo para definir de forma compartilhada o “o que” fazer e o “como” fazer para se atingir os principais objetivos da organização.

O passo seguinte é comunicar todo o pessoal da estrutura até chegar na operação, sobre “o que” cada um deve fazer e o “como” cada um deve fazer para buscar os principais objetivos da organização; é o pessoal operacional que vai “fazer acontecer”, as pessoas da operação que serão os protagonistas das ações para atender os “stakeholders” (clientes, acionistas, parceiros, colaboradores e comunidade).

Feita a comunicação, é sempre recomendável verificar se a comunicação foi eficaz; é muito frequente ter “chefes que sempre acham que os subordinados nunca entendem o que foi comunicado”; isso vai contra a lógica da comunicação – “comunicação é o que o outro entende e não o que é falado”.

Daí a primeira lição de casa, o “planejamento” (P=Plan) foi realizado, o próximo passo é o “fazer” (D=Do); a partir desse ponto, a maioria das organizações por questão de boa fé, ou por ignorância administrativa acredita que daí pra frente o barco vai navegar sozinho e os bons resultados virão naturalmente.

Organizações de ponta dão mais passos adiante, dão importância ao “verificar” (C=Check) ; isto é, durante o “fazer” é verificado se as ações estão ocorrendo de acordo com o planejado, se as metas estão sendo atingidas; se OK, o “agir” (A=Act) é o reconhecimento das pessoas pelos bons resultados, se não estão OK, o outro tipo de “agir” é o ajuste dos desvios através das pessoas.

Se você é o CEO ou o patrão, como terá a certeza que as coisas estão acontecendo perfeitamente nas entregas aos clientes? E, se eles, os clientes estão sendo atendidos em suas expectativas? Você conversa com os principais clientes? Ou acredita que o processo de verificação na estrutura organizacional funciona perfeitamente?

É definitivo, sempre é crucial estar em comunicação com os clientes para ter a certeza que suas necessidades e expectativas estão sendo atendidas; e também é crucial ter a certeza que o processo PDCA (Plan = Planejar, Do = Fazer, Check = Verificar e Act = Agir) está sendo efetivo através da comunicação e entregas eficazes de todos os níveis hierárquicos e departamentos da organização.

Jorge Guzo

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